O BLOG

BUSQUEI MUITO TEMPO, SABER O QUE QUERO E O QUE NÃO QUERO, O QUE GOSTO E O QUE NÃO GOSTO, O QUE ME FAZ BEM E O QUE ME FAZ MAL.
AGORA, QUERO DIVIDIR TUDO ISSO, POIS, SINTO ALEGRIA, E ESTA ATITUDE, ME REALIZA DE UMA FORMA QUE NÃO CONSIGO EXPLICAR.
ENTÃO, AGRADEÇO A OPORTUNIDADE DE PODER DIVIDIR ISSO COM TODOS QUE CHEGAM ATÉ ESTE ESPAÇO, MINHA CASA, MEU CANTO, QUE SOMENTE EU TENHO A CHAVE DA PORTA DA ENTRADA, E SEMPRE A DEIXO ABERTA.

SOUGHT LONG, KNOW WHAT I WANT AND DO NOT WANT TO KNOW WHAT, KNOW WHAT I LIKE AND DO NOT LIKE TO KNOW WHAT, KNOW WHAT MAKES ME ILL AND KNOW WHAT MAKES ME WELL.

AND NOW DISCOVERED THAT DIVIDE ALL THIS, GIVE ME JOY, AND SO ME IN A WAY THAT MAKES

COULD NOT EXPLAIN.

SO THANK THE OPPORTUNITY TO SHARE ALL THIS POWER TO ALL THAT COMES UP

THIS SPACE

געזוכט לאַנג, וויסן וואָס איך ווילן און טאָן נישט וועלן צו וויסן וואָס, וויסן וואָס איך ווי און טאָן ניט ווי צו וויסן וואָס, וויסן וואָס מאכט מיר קראַנק און וויסן וואָס מאכט מיר געזונט.

און איצט דיסקאַווערד אַז טיילן אַלע דעם, געבן מיר פרייד, און אַזוי מיר אין אַ וועג אַז מאכט קען ניט דערקלערן.

אַזוי אַ דאַנק די געלעגנהייט צו טיילן אַלע דעם מאַכט צו אַלע אַז קומט צו דעם פּלאַץ.

Sunday, October 24, 2010

LEMBRANÇAS E SAUDADES

Amigos,

eu estava organizando meu tempo, tentando fazer alguns ajustes nos meus horários, pois quero muito ir ao Salão do Automóvel, coisa que faço desde minha infância com meu pai e meus tios e primos, virou uma espécie de passeio de família entende, e neste momento, comecei a lembrar de umas outras coisas que nada tem com carros, mas, nem imagino o motivo, chegaram a minha mente.
Comecei a sentir saudades de um tempo que já passou e jamais voltará novamente, e olha que não sou um velhão para começar a lembrar do passado e achar que tudo era muito melhor, mas, saudades não busca como elemento formador a idade, para sentí-la basta estar vivo.
Senti saudades de um tempo onde em Moema haviam casas, muitas casas...................rs, quase todas de muros bem baixos, onde inclusive, a molecada, e eu era um deles..........rs, sentava neles, jogando bola na frente de casa, saudades do Brooklin e o seu famoso campinho de futebol perto do córrego, coisa que nossos pais achavam horrendo tanto pelo local quanto pelo perigo de irmos até lá de bicicleta...........rs, saudades de umas lojinhas de doces no Campo Belo, onde se encontrava coisas que nem sei explicar direito do que eram feitas, saudades do perigo da Av. Santo Amaro..............rs, imagina o perigo de 35 atrás...........rs, para pobres crianças de 11, 12, 13 anos, saudades dos terrenos vazios, coisa louca isso né, haviam terrenos vazios nesta região, saudades da antiga Santa Mônica, uma lojinha comprida e bem estreita, vendendo coisas de cavalo e cachorro, hoje mudou tudo, está high tec, lavam cachorros a seco............rs, saudades da padaria Gertudres, que não sei por qual motivo, todas mães mandavam seus filhos comprarem pães no meio da tarde..........rs, claro que na volta todos os pães  vinham beliscados, saudades de tocar campainha e sair correndo.........rs, imagina que isso era arte das mais graves que os moleques bem  moleques faziam antigamente...........................rs(eu também..........rs, claro), me lembro inclusive de algumas árvores que eram tão grandes, enormes, gigantes, e todos faziam campeonato para ver quem conseguia subir nelas, quase todas já desapareceram, acho que uma sobreviventes esta na rua Graraiúva, ainda está lá por ter sido esquecida,  quase caindo de fungos, do antigo formato da Hípica, dos passeios malucos até o alto da Boa Vista, coisa que quem fazia era severamente castigado.............rs
Onde está tudo isso?????????
Claro, dentro de minha mente, do meu coração, mas no lugar destas minhas lembranças, surgiram prédios, condomínios, grandes construções, como uma pessoa que de tantas cirurgias plásticas, fica mais parecendo com um monstro.
Eu também tinha muitos parentes no Ipiranga, aliás, diga-se de passagem, nasci no Ipiranga, no Hospital Leão XIII, era um Hospital muito legal para a época, e me lembro da casa dos meus tios, das ruas do bairro, do estilo diferente de umas e do tamanho exagerado de outras próximas ao museu, tudo diferente, tudo transformado.........rs
Mas, como diz uma amiga minha a catraca girou e a fila andou..................rs, temos que viver felizes e satisfeitos com o que temos e com o que podemos hoje, e é isso que faço, mas jamais, e perceba que disse "jamais", irei deixar de lembrar dos passeios, dos lugares, das coisas, das pessoas, que quer saber uma coisa, só quem viveu sabe que, nada que possa existir hoje em dia de moderno e desenvolvido, irá se comparar com a beleza, qualidade e conteúdo, do que vivía-se nos tempos dourados que passaram, e quem sabe, um dia, alquém, em algum lugar deste mundo, tenha a possibilidade de viver algo parecido.

Feliz domingo para todos.

Aproveitem para lembrar de alguma coisa que passou, sem chorar, sem sofrer, apenas com alegria de saber que isto que vocês possam lembrar, vocês viveram.

Um grande abraço.

Do amigo,

Fábio Luís Stoer

6 comments:

CRISTIANE GOMES SOARES said...

Fábio,
Todos nós temos esse lado nostálgico, é peculiar da natureza humana, o importante vc escreveu no seu antepenúltimo paragrafo, sobre a maneira com que devemos nos lembrar.Continue a escrever, um abraço.

Jaqueline Köhn said...

Oi querido ....

Faço isso constantemente, lembrar.Sabe, imagino como você deva se sentir, olhando para o passado e vendo como muitas dessas coisas já se foram.Ontem mesmo, eu estava pensando nisso.Aqui na "Cidade grande", parece que as pessoas vão passando por cima de tudo para que o progresso chegue.
Quando volto à minha pequena terra natal, lá em Minas, ainda posso curtir o meu passado de forma mais concreta.Desta última vez mesmo, passei pela minha escola, fiquei tão feliz de ver as grandes árvores ainda lá.Vou à padaria, ao mercado, às lojinhas e todos me reconhecem,perguntam como estou, dizem que têm saudade ... isso é tão bom, me faz um bem que vc nem imagina, me sinto tão acolhida ...
Sinto muita falta deste aconchego aqui em São Paulo.Tenho certeza que foi por isso que resolvi fazer um blog,para compartilhar meus momentos e graças à Deus tenho a sorte de encontrar pessoas como você e tantas outras que ainda acreditam no amor, na família, na amizade sincera e em valores que andam por aí meio perdidos ...

Tenha um lindo domingo!

Anonymous said...

fábio,
as vezes penso nisso também, me sinto u m pouco vazio, e logo deixo de pensar kkkkk, acho que tenho é saudades
mark

Maria Helena said...

Oi amigo querido! Recordar é viver, recriar, pintar com tintas novas o passado, trazer emoções à tona, resgatar a infância, quando você construiu a habilidade de gerenciar o presente com sabedoria. Ainda bem que muitos de nós pode ser criança e viver a idade como se deve. Ainda bem que muitos de nós consegue resgatar o aconchego, a amizade, do jeito que a modernidade permite. Um bom final de domingo para você. Um abraço carinhoso.

Val Cruz said...

Poxa! Vc me fez lembrar até aquele trechinho da música do Roberto Carlos que diz: "Das lembranças que eu trago na vida
Você é a saudade que eu gosto de ter
Só assim sinto você bem perto de mim outra vez."

É isso aí! Boas Recordações...


Bjs, fique com Deus!!!

Fau said...

Poxa Fábio!
Ponho-me a lembrar da minha infância querida e bem vivida, pois ao ler o teu texto bateu uma saudade, mas uma saudade sem mágoa e tristeza.
Recordações maravilhosas...
Bjs de Fau