O BLOG

BUSQUEI MUITO TEMPO, SABER O QUE QUERO E O QUE NÃO QUERO, O QUE GOSTO E O QUE NÃO GOSTO, O QUE ME FAZ BEM E O QUE ME FAZ MAL.
AGORA, QUERO DIVIDIR TUDO ISSO, POIS, SINTO ALEGRIA, E ESTA ATITUDE, ME REALIZA DE UMA FORMA QUE NÃO CONSIGO EXPLICAR.
ENTÃO, AGRADEÇO A OPORTUNIDADE DE PODER DIVIDIR ISSO COM TODOS QUE CHEGAM ATÉ ESTE ESPAÇO, MINHA CASA, MEU CANTO, QUE SOMENTE EU TENHO A CHAVE DA PORTA DA ENTRADA, E SEMPRE A DEIXO ABERTA.

SOUGHT LONG, KNOW WHAT I WANT AND DO NOT WANT TO KNOW WHAT, KNOW WHAT I LIKE AND DO NOT LIKE TO KNOW WHAT, KNOW WHAT MAKES ME ILL AND KNOW WHAT MAKES ME WELL.

AND NOW DISCOVERED THAT DIVIDE ALL THIS, GIVE ME JOY, AND SO ME IN A WAY THAT MAKES

COULD NOT EXPLAIN.

SO THANK THE OPPORTUNITY TO SHARE ALL THIS POWER TO ALL THAT COMES UP

THIS SPACE

געזוכט לאַנג, וויסן וואָס איך ווילן און טאָן נישט וועלן צו וויסן וואָס, וויסן וואָס איך ווי און טאָן ניט ווי צו וויסן וואָס, וויסן וואָס מאכט מיר קראַנק און וויסן וואָס מאכט מיר געזונט.

און איצט דיסקאַווערד אַז טיילן אַלע דעם, געבן מיר פרייד, און אַזוי מיר אין אַ וועג אַז מאכט קען ניט דערקלערן.

אַזוי אַ דאַנק די געלעגנהייט צו טיילן אַלע דעם מאַכט צו אַלע אַז קומט צו דעם פּלאַץ.

Thursday, September 16, 2010

MUITO MAIS QUE A RELATIVIDADE

Amigos,

olha que legais, estas informações sobre a vida de um cara show !


Tudo muito interessante e revela o que muitos vivem, inclusive ao nosso lado, hoje em dia, e na maioria das vezes, nem percebemos, porém, o tempo, revela "o que" e "quem" todos são, e o tempo, é fiel e verdadeiro, e nada nem ninguém, pode interferir nas verdades e peculiaridades que, somente ele pode revelar, afinal de contas, tudo e todos, estão inseridos e contidos neste tempo, não é???

Graças a Deus, ninguém tem acesso a ele, senão, iriam mudar do jeito que melhor lhe interessasse.

Enfim, o tempo pode até demorar para passar em algumas situações, mas, o que é verdadeiro, sempre irá permanecer, e será conhecido.

É bem conhecida a faceta de rebeldia que fazia parte da personalidade de Einstein.
 
Esta maneira de ser criou, segundo alguns autores, as condições psicológicas que permitiram a Einstein ser um criador profundamente original.
 

E por outro lado causa, sobretudo na juventude, fartos problemas a Einstein.




A Teoria da Relatividade provém de uma profunda crítica de conceitos tão profundamente enraizadas na consciência das pessoas que eram tidos como evidentes.


É o caso do espaço, do tempo e da simultaneidade.


A crítica que Einstein realizou era absolutamente necessária para o progresso da Física do princípio do século XX.


Estas eram condições objetivas favorecendo o aparecimento da Teoria da Relatividade.

Mas que só um jovem rebelde, alheio a um certo número de preconceitos científicos, poderia realizá-lo, parece ser um ponto indiscutível hoje em dia.




Quando estudante, Einstein foi profundamente influenciado por um outro rebelde no campo da Mecânica - Ernst Mach (1838-1916) físico austríaco amplamente conhecido, entre outras razões pelas referencias que lhe faz Lenine no livro . "Materialismo e empirocriticismo".


Mach, na sua obra "História da Mecânica" exerce já uma crítica profunda dos conceitos (que hoje nós olhamos como preconceitos) de base da Mecânica e da Física em geral.

A razão porque foi Einstein, e não Mach, o fundador da Relatividade é um ponto com interesse mas que não será abordado aqui.



O que interessa agora, é mostrar sobretudo, as (dificuldades sentidas pelo jovem Einstein para se fazer reconhecer no mundo científico da sua época.




Einstein terminou a sua licenciatura em Física e Matemática na Escola Politécnica Federal de Zurich em 1900 e tentou um lugar de assistente em Universidades suíças ou alemãs.
Mas, como a sua personalidade não inspirava confiança aos seus antigos professores, não conseguiu as necessárias e devidas recomendações.


Até 1902 ganhou a vida através de pequenos expedientes e de empregos de ocasião: deu explicações, fez cálculos trabalhou aqui e ali.


Em 1901, com 22 anos, apresentou uma tese de doutoramento à Universidade de Zurich que esta considerou insuficiente.

Einstein começa a sentir-se desesperado num mundo em que parecia não ter lugar.




Foi em 1901, nesta situação de desespero, que ocorreu o episódio que motivou este fato.


Einstein tinha publicado um artigo na revista alemã "Annalen der Physik" e enviou uma cópia ao célebre Prof. Ostwald - mais tarde Prémio Nobel - com uma carta de que se transcreve: "Uma vez que me inspirei no seu livro de química geral...
Tomo a liberdade de lhe enviar uma cópia do meu artigo. Tomo a ousadia, também, de lhe perguntar se não teria um lugar para um físico matemático ...

Tomo a liberdade de lhe fazer este pedido unicamente porque não tenho qualquer meio de vida ..."


Apesar de ter voltado a escrever, Einstein nunca obteve resposta.




É neste momento que o pai de Einstein preocupado, como pai, com o estado de abatimento do seu filho, toma a iniciativa de escrever ao Prof. Ostwald a carta seguinte:




"Peço-lhe que desculpe um pai que ousa se dirigir e lhe roubar seu precioso tempo, caro Professor, no interesse do seu filho ...

O meu filho Alberto Einstein tem 22 anos...

Toda a gente capaz de emitir um julgamento aprecia o seu talento ...

O meu filho sente-se profundamente infeliz com a sua atual falta de emprego e, em cada dia que passa mais se convence de que falhou na sua carreira ...

Porque o meu filho o respeita e admira ...

Tomo a liberdade de rogar que leia o seu artigo ... e tenho a esperança de que lhe escreva algumas palavras de encorajamento para que ele volte a sentir alegria de viver de trabalhar.


O meu filho não tem o mínimo conhecimento deste meu gesto.


Este episódio da vida de Einstein não pode deixar de nos recordar um sem número de cientistas, de gênios que foram incompreendidos na sua época.

Por exemplo, Cauchy, declarou sem valor os trabalhos de Galois.


E, como consequência disso, Galois entra desesperadamente em todo o tipo de lutas políticas e morre, ingloriamente, num duelo aos 21 anos.


Para nós, passados mais de 50 anos sobre este acontecimento e agora que a História já deu o seu veredito é muito fácil acusar Ostwald ou Cauchy e, por indução, toda a ciência estabelecida opondo, num efeito fácil, aos jovens criadores.

Esta atitude, se pode granjear êxito fácil aos seus defensores, ignora contudo o essencial do problema e tende mesmo a obscurecê-lo.


Na Ciência desenvolve-se uma luta permanente entre o velho e o novo.

Dos problemas novos que surgem, alguns podem ser resolvidos pelos métodos consagrados, enquanto outros exigem métodos radicalmente novos.

E, entre estes dois tipos, há aqueles que apenas exigem uma ligeira modificação dos velhos métodos.


Quando surge um novo problema o mais natural é tentar resolvê-lo pelos métodos que já deram resultados positivos, as suas provas.

Se estes métodos se revelam incapazes, é preciso criar novos.

Mas, é natural que novos métodos de raciocínio, novas concepções da Natureza demorem algum tempo a ser adotadas.

Têm que mostrar o que valem, estarem sujeitos à crítica até que se afirmem e sejam aceitos.

Ou então, que sejam rejeitados e caiam no esquecimento.


Parece que a condição a ser tirada deste episódio da vida de Einstein, é a que  não se deve conduzir a uma acusação de Ostwald ou Cauchy, como costumeiramente e ainda atualmente ocorre com o novo.

O que é preciso é olhar para Einstein, para a persistência que o levou a ultrapassar a crise pessoal e a continuar, apesar de grandes dificuldades momentâneas, a sua luta pelo avanço do conhecimento da Natureza.

Muito legal isso tudo,  não é.........rs

Espero que todos tenham curtido também como eu curti.

Um grande dia para todos.

Abraços,

Fábio Luís Stoer

P.S.: Mais uma foto dele........rs


5 comments:

Maria Helena said...

Olá !
Quanto aos ETS tem alguns muito lindos, mas outros muito mais estranhos que estes que estamos acostumados a ver. Ainda não publiquei porque estou pensando em pedir a um amigo para que os desenhe para mim. No congresso foi passado alguns slides, então tentarei reproduzir. Estes outros ainda não existem na internet.Gosto mesmo de ler suas façanhas cotidianas, suas brigas internas, a pessoa mais original para reproduzir sentimentos e reflexões com muita simplicidade, posso dizer "descolada" e absolutamentes transparentes. Einsten na física, Pítágoras na filosofia (matemática, música(criou a escala musical o que permitiu os músicos criarem música,matemática,etc, avançadíssimo para a época), e tantos...Jesus.... todos incompreendidos enquanto viveram.Sou grata a todos eles e a você também, que está pertinho...Abraços

Jaqueline Köhn said...

Oi Fábio!!

Adorei o post.
Muitas vezes são nos momentos de crise que o ser humano tem a grande oportunidade de destruição ou renovação, não é verdade?!

Um forte abraço!!

Cris in blog - Maria Cristina Bastos Vannucchi said...

O grande valor da vida reside no espírito de luta e persistência perante as adversidades. Todos que vencem, não vencem a troco de nada,estão aí envolvidos muito sofrimento e desilusão.Infelizmente, o poder está nas mãos daqueles que muitas vezes não reconhecem o valor das pessoas que realmente merecem. Obrigado pela postagem em meu blog.
Anorexia é coisa séria! Doença dos novos tempos modernos.Ainda bem que podemos combatê-la com muito amor e carinho.
Bjos, ótimo fim de noite.

JOPZ_B1B said...

Com certeza um post genial.

VAleuz,

JOPZ

Anjinha said...

Lindo texto!
Sem dúvida, a perseverança é uma grande aliada dos nossos desejos.