O BLOG

BUSQUEI MUITO TEMPO, SABER O QUE QUERO E O QUE NÃO QUERO, O QUE GOSTO E O QUE NÃO GOSTO, O QUE ME FAZ BEM E O QUE ME FAZ MAL.
AGORA, QUERO DIVIDIR TUDO ISSO, POIS, SINTO ALEGRIA, E ESTA ATITUDE, ME REALIZA DE UMA FORMA QUE NÃO CONSIGO EXPLICAR.
ENTÃO, AGRADEÇO A OPORTUNIDADE DE PODER DIVIDIR ISSO COM TODOS QUE CHEGAM ATÉ ESTE ESPAÇO, MINHA CASA, MEU CANTO, QUE SOMENTE EU TENHO A CHAVE DA PORTA DA ENTRADA, E SEMPRE A DEIXO ABERTA.

SOUGHT LONG, KNOW WHAT I WANT AND DO NOT WANT TO KNOW WHAT, KNOW WHAT I LIKE AND DO NOT LIKE TO KNOW WHAT, KNOW WHAT MAKES ME ILL AND KNOW WHAT MAKES ME WELL.

AND NOW DISCOVERED THAT DIVIDE ALL THIS, GIVE ME JOY, AND SO ME IN A WAY THAT MAKES

COULD NOT EXPLAIN.

SO THANK THE OPPORTUNITY TO SHARE ALL THIS POWER TO ALL THAT COMES UP

THIS SPACE

געזוכט לאַנג, וויסן וואָס איך ווילן און טאָן נישט וועלן צו וויסן וואָס, וויסן וואָס איך ווי און טאָן ניט ווי צו וויסן וואָס, וויסן וואָס מאכט מיר קראַנק און וויסן וואָס מאכט מיר געזונט.

און איצט דיסקאַווערד אַז טיילן אַלע דעם, געבן מיר פרייד, און אַזוי מיר אין אַ וועג אַז מאכט קען ניט דערקלערן.

אַזוי אַ דאַנק די געלעגנהייט צו טיילן אַלע דעם מאַכט צו אַלע אַז קומט צו דעם פּלאַץ.

Wednesday, February 9, 2011

ORDEM NO MEIO DA DESORDEM

Queridos amigos,

Bom dia para todos !!!

Sabe, vejo algumas coisas que gosto muito, indo embora, vejo que o tempo, momentaneamente, falta para que eu possa realizar as coisas que amo tanto, uma delas é escrever, ler, pensar etc, e outras que são tão simples que até me sentiria constrangido de comentar........rs
Como todos que me conhecem algum tempo já devem saber, tenho em minha casa minha mãe, que mora comigo, tem 80 anos, fará 81 agora em Março, caiu da escada de minha casa, quebrou o braço, depois de uma semana engessada, voltando no médico, teve que corrigir o que havia sido feito de forma indevida, teve o braço quebrado novamente, depois de outra semana, pela terceira vez, aconteceu o mesmo, tracionaram o braço, que foi quebrado pela terceira vez, retirou o gesso pouco tempo, colocou uma tala acrílica, caiu novamente na escada, rasgou a pele, já tão fragilizada e afinada pelo tempo e pela idade, vejo dia-a-dia, sua memória ir embora, ela tem Alzheimer, é angustiante me perceber envolvido no meio de tantas coisas que ocorrem, sem ao menos ter tempo de assimilar o anterior, que aconteceu "quase agora", e logo vem outra coisa...........rs
Outra coisa maluca, são os remédios, tão necessários por um lado, contudo, tão assustadores por outro, os cloridratos, amitriptilinas, fluoxetinas, venlafaxinas, e outros...........rs, e os ansiolíticos, sais que teoricamente acalmam mas por outro lado, também causam outros efeitos...........rs, a família dos pan, pen, pin, um, im ...........rs, os repositores de cálcio, as vitaminas, que me fazem sentir cheiro de farmácia na minha casa..........rs, fora os costumeiros, isso tudo me deixa cansado.
O mais cruel entretanto, é você perceber que uma pessoa que você ama, não consegue lembrar do seu nome, te olha como se você fosse um estranho, te chama, mas te imagina com 30 anos menos do que você tem, chama por pessoas que morreram como se estivessem todos vivos e acabassem de ter falado com ela, repetindo sempre as mesmas coisas, e você também, tendo que repetir sempre as mesmas coisas.
Estas cenas parecem meio exageradas, mas posso garantir, dou minha palavra que estou sendo muito educado e diminuto nos comentários, a coisa é muito maior em proporções, ai você para e imagina por alguns instantes, claro, quando dá tempo, o que ainda está por vir.
As vezes me sinto meio frustrado por perceber que o dinheiro e influências, nada podem fazer neste momento, que absolutamente nada neste mundo, poderia diminuir tudo isso, quem tem crenças religiosas, ainda se prende nestas, eu me agarro em Deus, em Jesus, as vezes converso com ele como se estivesse do meu lado, e creio que está, falo do meu cansaço, das minhas preocupações, e de tudo o que passa no meu coração, eventualmente choro, as vezes fico muito introspecto, não quero saber de nada nem ninguém novo.
Me apego também nos meus cães, que me olham e parece que por este olhar falam comigo, chegam numa atitude carinhosa e respeitosa, perto de mim sem me incomodar, apenas ficam ao meu lado.
Existem momentos também, onde parece que uma certa demência atinge a você próprio, olho no espelho, vejo meu rosto, saio da frente dele, e logo me esqueço o que vi.
Lembro de coisas passadas, lembro de outras situações, lembro de risos, de momentos que parece que ocorreram instantes passados, mas os anos levaram embora.
Vejo minha vida pessoal, inexistente, vejo minha vida profissional apenas como atividades corriqueiras do tipo escovar os dentes, fazer a barba etc.
Olha que absurdo, eu amo minha vida profissional, mas dia-a-dia, vejo que diminuo o que poderia fazer, me vejo dando aulas noturnas na faculdade, vejo algumas consultorias preventivas que faço, cada vez diminuindo mais por minha própria vontade, não tenho tempo, e quando tenho, não tenho capacidade emocional de realizar nada.
Vejo também meu lazer acabando paulatinamente, gradualmente, minutos quietos passaram a ser tudo o que preciso para ser feliz um pouquinho, paz como já falei em algumas de minhas postagens são meu tesouro, e guardo estes momentos como grandes acontecimentos em minha vida.
Tento aprender o que posso, tento ler, tento buscar informações, me vejo pesquisando sobre doenças, referências que possam me auxiliar, comentários etc.
Busco também tudo o que possa ser alternativo mas contendo qualidade e comprovação por pessoas que já se utilizaram do novo.
As vezes tenho medo, penso o que poderá ocorrer comigo, alguns dizem que isso é genético, outros que o Alzheimer é uma ocorrência isolada, mas, mesmo assim, me assusta as probabilidades.
O que mais me deixa chocado, é quando me lembro que tenho 47 anos, só 47............rs
Queria estar em outro lugar, Nova Iorque, Lisboa, Londres, algum lugar que me sinta bem, e me dê uma sensação de novidade, e amo estas três cidades.
Queria fazer coisas que gosto, como nadar, andar de bicicleta, mas, na maioria das vezes, perco a vontade, desisto antes mesmo de começar.
Falei com uma amiga outro dia, e ela disse que tenho que tomar minha vida novamente nas mãos, pensei enquanto eu ouvia ela: que mãos?
Somente pode avaliar esta situação que tem noção por viver algo semelhante, isso não é desvalorizar opinião alheia, é fato, esta dor, somente conhece quem está vivendo.
Penso também na minha família, e as vezes me pergunto: será que eu tenho família????????
Onde ela está???????
Já passei por todas as fazer com relação a eles: ódio, raiva, desprezo, piedade, carinho, necessidade........rs
Tenho uma irmã, por exemplo, que passei a sentir tudo num mesmo momento, e para acabar, sinto por ela hoje, apenas dó, muita piedade, pois ela está doente e gravemente doente, não percebe nada, acha que o mundo tem cores que ela escolheu, parece que vive num país de maravilhas, e tem muito mais idade do que eu, e ainda não percebeu que o tempo voa para ela também.
Um dia desses, soube que ela comentou; que queria ser feliz, como??????????
Mais de três anos, ela nem imagina como está minha mãe, nem natal, nem aniversário, nem dia de nada, ela esquece, e olha que coisa, a filha do primeiro casamento dela, mora comigo, aqui em casa, ela tem mais dois filhos, com ela, que também, para falar a verdade, cada dia perde um pouquinho mais.
Ela quer ser feliz.
Olho para o rosto de minha sobrinha, filha de minha irmã, e percebo no seus olhos, indignação, raiva, amor, decepção, percebo tanta coisa, que me constrange.
Ela também é formada em Direito, mas imaginem, abre mão de sua vida profissional para me ajudar.
Linda, inteligente e cheia de talentos, esta é minha sobrinha, filha de minha irmã, ah, e tem um coração enorme, tão grande que quer me ajudar, ajudar tudo e todos.
O que está errado nisso tudo?
Até que ponto temos que viver nossas vidas sem querer saber de mais nada?
Alguém consegue ser feliz vendo tanta dor assim, dor de seu próprio sangue?
É correto a internação em local apropriado, mas, quem ama de verdade, pode fazer isso?
Eu falo, penso, e por mais que analiso a situação, não tenho vontade de resolver a situação desta forma.
Eu sinto, também coisas que eu aprendi a gostar, ficarem de lado, como este blog, cada dia, tenho menos tempo, menos vontade de ligar o computador para postar qualquer coisa, ver e.mail etc.
Sei que vou sobreviver, sei que vou sair disso, sei que tudo vai mudar, sei que em breve as coisas serão todas novas, mas ainda estou no hoje.
Sinto também que estas coisas me afetam de uma forma diferente, psicologicamente, emocionalmente, parece que amor e carinho estão mudando, ora aumentam, ora diminuem, mas tudo está em transição, em mudança constante.
Sei também, que no meio de toda esta desordem, tenho que achar uma ordem, que me possibilite a ter condições de caminhas e compreender esta minha caminhada.
Estou cansado!
Me sinto só.
Me sinto pequeno.
Me sinto frágil.
Me sinto enganado.
Me sinto abandonado.
O mais maluco de tudo isso, é que estou sempre sorrindo, as vezes me sinto até meio falso, mas não é não, meu sorriso é algo que chega, e tenho que mostrar isso para as pessoas que me cercam, e algumas delas, acham que minha vida é uma coisa de filme americano, que tudo é automático, funciona numa clicada, e que eu, ah, eu estou muito bem na fita..........rs
Olha, se pensam isto, melhor assim, já pensou se me vissem como alguém que precisa de piedade, ou outro sentimento parecido?
Prefiro a aparência do bom, do bem, do agradável e do favorável.
Me perdoem por falar coisas que não são da conta de ninguém.
Obrigado a todos.

Um grande dia para todos os amigos.

Um abraço.

Fábio Luís Stoer

P.S.: Acho que não vou mais postar com a frequência que postava antes, não é nada além de cansaço o fator principal disso, mas de coração, sempre estaremos juntos.

18 comments:

Bruno Teixeira said...

VOU SENTIR FALTA DOS SEUS POSTS!!!
FICA COM DEUS.
Abrçs.
Bruno JP Teixeira - O Portuga
http://brunojpteixeira.blogspot.com/

JOPZ_B1B said...

'Dois homens olharam através das grades da prisão; um viu a lama, o outro as estrelas"

Santo Agostinho


Kamarada Stoer, vc é uma pessoa que sempre soube como ver as estrelas. Força, esperança e coragem nessa fase.

JOPZ

Jaqueline Köhn said...

Bom dia amigo!

Mas o que é ser um amigo?

Amigo é aquela pessoa que está contigo nas horas felizes, mas muito mais nas horas difíceis ...

E nesta hora, ele pode ser o ombro ou simplesmente os ouvidos...

Você tem o costume de nos saudar sempre em suas postagens chamando-nos de " Amigos" ...

Pois bem, sim, eu me considero sua amiga ...

O fato de não nos conhecermos fisicamente não diminui a intensidade da palavra "Amigo", ao meu ver e muito pelo contrário, reforça a importância da palavra ...

Eu já me acostumei em abrir meu blog e procurar suas postagens ...

Se você não está lá, me pego em pensamentos a me preocupar se você está bem e porque não teria postado, vou tirando minhas conclusões e assim espero por outro dia...

E às vezes chega um dia como o de hoje, com um grande desabafo, como quem quer gritar "Por favor, alguém aí me escuta?"

Sim, tem alguém de carne e osso aqui do outro lado, te escutando, te compreendendo, até dando risada, sabe porque?

Tudo isso que você relatou no post de hoje é muito fácil de se entender quando se trata de seres humanos, que tem problemas, alegrias, tristezas, família, um idoso para cuidar...etc...etc...

Se isto te conforta um pouco,a minha mãe tem 87 aninhos, nada, absolutamente nada do que relatou é novidade para mim ...então, não se sinta abandonado, pequeno e frágil...

Somos todos iguais,mas com uma "pequena" diferença:

" QUEM TEM UM AMIGO, NUNCA ESTÁ SOZINHO !"

Fique em paz ...
Sentirei sua falta ...

Um grande abraço, amigo!

Ana Amélia said...

Fábio sinto muito por tudo o que vc está passando. Tem que haver um caminho , uma solução e acredito que vc vai encontrar de alguma forma. Acho que você precisa de ajuda, trabalhar seu emocional.Tristeza e preocupações causam doenças físicas e emocionais. Se cuida por que vc é muito querido por todos nós , seus amigos virtuais.Um abraço.Ana Amélia

Maria Helena said...

Querido Fábio, tenho questionado a questão sobre colocar um idoso em alguma casa de saúde ou repouso. o que torna a questão diferente de um para outro é o abandono. se você quer se ver livre de um fardo por simples egoísmo, e nunca mais cuidar deste algué, é uma situação a pensar, porque não se abandona a quem amamos. Mas quando precisamos de um descanso, e neste local terá pessoas preparadas para nos auxiliar como enfermeiros,médicos, cuidadores, e nossa visita, nossa presença, nosso carinho, é outra coisa bem diferente. Não há necessidade de sentir culpas, e o idoso na maioria das vezes gosta destes locais. sei de casos em que como na sua situação momentãnea, colocaram pais ou mães nestas casas, e estes não quiseram mais voltar para casa. Quem está doente quer carinho e cuidado. sua mãe é um bebê, quenão v~e o futuro, apenas fragmentos do passado. Ela não está sozinha, as entidades que vê lhe são companhia, são reais, quase paupáveis. dialogue com ela, lhe dê crédito, pergunte sobre elas, o que estão dizendo. se estão rindo. Entre na fantasia da sua mãe, comoo fazemos com crianças. Não se constranja ao se decidir por um mês de casa de repouso, esqueça os outros, o que vão pensar e livre-se de culpas. É tudo por amor, amor a ela, a você. Você está precisando de uma pausa, não tanto nas postagens, mas na sua vida. Eu tenho muitos problemas de saúde relativo aos ossos, pode ser que um dia precise de uma casa assim, sabendo que meus filhos trabalham e até lá meu marido não será mais meu marido. Então faz partedeste mundo modernos as alternativas presentes, porque não usar delas? pense nisso comcarinho e respeito por si mesmo.
Aqui uma irmã em Deus que o ama e respeita.
Sei que em Vinhedo tem uma casa destas muito boa, pois minha amiga Idinha colocou o seu pai lá porque ficou doente de tanto correr com ele. É melhor que cuidadora, que podedormir quando deveria estar acordada, etc. Vou passar o telefone dela por email.
Abraços abraços abraços.

Unknown said...

Olá Dr. Fábio, lí o seu comentário/desabafo,e sei exatamente o que você passa, pois a très anos atráz passei algo semelhante com meu pai.È incrivel como as coisas se repetem nas famílias,meus irmáos qdo souberam do Mal de Alzaimer de meu pai sumiram, até hoje não vejo um irmão, só foi no velorio e não assistiu o enterro.Cuidei do velho até o ultimo dia com ajuda da esposa e dos filhos, quase entrei em depressão,Meu amigo, não tem jeito, vc deve contratar enfermeira, deve viajar por alguns dias,reclame sim dos irmãos que não ajudam, é dever de todos, pois sua mãe, como o meu pai fêz, irá regredir dia a dia,não conhecerá ninguem, filhos,netos,amigos,até virar um bebê, e então irá morar perto do Deus pai.Este meu irão, tive até que processá-lo, e foi obrigado a ajudar nos medicamentos e uma cesta básica até a morte do nosso pai.Desejo bôa sorte para você, e saia, veja os amigos, viaje, não entre em depressão,todos sabem o quanto vc ama sua mãe,cuide dela, mas viva...Um abraço .... Levy

Leonor Machado said...

Fábio: muita coragem para enfrentar essa situação que é bem difícil! Quanto à doença ainda não está provado que seja genética. É preciso muita coragem para tratar um doente,pior ainda se é a própia mãe! Aconselhe-se com pessoas que estejam a passar pelo mesmo problema.Pense que tem muita gente do seu lado, pense positivo e tudo de bom para você!

Maria Helena said...

Bom dia fábio!

Esqueci de dizer que o pai da Idinha também sofre de Alzeimmer...
Luz e Paz!

Maria Helena said...

Relembrando que ela está esperando por você. Ela mora no Marambaia e o pai está numa casa de repouso ou casa de saúde. Este local é uma antiga chácara cujos donos são médicos, local muito agradável. abraços

POETA DO ABC said...

Caro Fábio,

Estamos acostumados com as suas postagens bem-humoradas, mas sabemos que por trás de belos escritos, está um ser humano com sentimentos nobres e de uma sensibilidade incomum na nossa sociedade materialista, que prega o consumismo em detrimento de valores mais elevados.
Os seus amigos do qual me incluo estão torcendo para que você volte com força total, revigorado e com o seu astral inconfundível, que alegra diariamente centenas de seguidores amigos, que se espelham na sua simplicidade e no seu senso de justiça.

Um forte abraço

Jaqueline Köhn said...

Saudades ...

Espero que estejas bem!

Um abração!

Altamirando Macedo said...

Amigo Fábio,Vim devolver a visita e pelo pouco que li, tive a impressão que você não tropeçará nos percalços que, hoje, a vida lhe oferece. Sua força de pensamento positivo é notória. Parabéns pela personalidade lutadora e o bom caráter.
Postar faz bem para você, como desabafo, solidariedade, participação com amigos e ninguém está sozinho.
Abraços.

Heloisa said...

Ola Fabio,
fiquei tão comovida com seu relato. Meus pais passaram e minha mãe ainda passa por toda esta loucura que descreve.
Quando vou a Marilia SP visita-la sempre me pergunta quem estou namorando..rsrs Estou com quase 60 anos e morro de medo de ficar como meus pais ficaram. Não sinto por mim mas pelos filhos por isso sempre que posso ( todos os dias..rsrs) faço exercicios para evitar o maximo possivel o mal de Alzheimer. espero que um dia possamso nos conhecer pessoalmente. Beijos fique com a Paz e a Luz de Deus.

Jaqueline Köhn said...

ÔOOOOOOO minino ...rsrs

C num acha que tá na hora de voltar não?

Se demorar mais um pouquinho, vou ficar de "Mal pra sempre", heimmmm...rsrs

POETA DO ABC said...

VOLTA LUÍS STOER

Voltamos todos os dias aqui neste lugar
Onde nos alegrava com suas postagens
Lamento que você decida se ausentar
Temos falta das suas belas mensagens
A compreender a vida e nelas meditar

Liberdade de expressão é direito universal
Um amigo fiel é um verdadeiro tesouro
Insípido torna-se um alimento sem o sal
Suas palavras reluzem igualmente o ouro

Saiba que esperamos a sua breve volta
Tem todo o direito ao seu recolhimento
O problema que te entristece e revolta
E que lhe traz amargura e sofrimento
Revertera em alegria e mudança de rota.

Um forte abraço
José Carlos Gueta

Rose said...

Sei que nos falta palavras nessa hora.
Como você disse só quem passa por essa situação é quem sabe.
Graças ao bom Deus nunca passei por isso, mais já passei por momentos que talvez você não suportaria por que assim é a vida.E sei que Deus não nos da provas maiores que nós podemos suportar.
Saiba que esse momento difícil que estás enfrentando não vai durar pra sempre e quando ele passar você vai olhar para trás e vai dizer pra sigo mesmo eu venci.O mais importante hoje é dar toda à atenção que sua mãe merece e creio que você tem para oferecer-lhe.
Fica com Deus

Patrícia said...

QUERIDO FÁBIO, VIVO MAIS OU MENOS ISTO QUE SE PASSA COM VC, TENHO MEUS MEDOS ,MINHAS ANGÚSTIAS, MAS QUANDO ME DEPARO COM PESSOAS COMO VC QUE MESMO NAS DIFICULDADES SE ESFORÇA PELO AGORA EM SER FELIZ , ME ENCORAJA E ME FORTALECE . DEUS ABENÇÕE VC SEMPRE E QUE ELE CONTINUE SEMPRE A SEU LADO , MESMO QUE VC NÃO O PERCEBA AI. FELICIDADES SEMPRE.ABRAÇOS
DESSA QUE SE SENTE UMA AMIGA MESMO SEM NOS CONHECER.

Gilda e Manuela said...

Olá!
Há algum tempo atrás você se cadastrou como seguidor do meu blog de culinária, que não foi adiante..Pois como a minha paixão por cozinha permanece, voltei com todo o empenho ao blog! Rs
Espero que você ainda se interesse pelo tema, e ainda queira dar uma olhadinha lá no blog, tá?
abraços
Gilda