O BLOG

BUSQUEI MUITO TEMPO, SABER O QUE QUERO E O QUE NÃO QUERO, O QUE GOSTO E O QUE NÃO GOSTO, O QUE ME FAZ BEM E O QUE ME FAZ MAL.
AGORA, QUERO DIVIDIR TUDO ISSO, POIS, SINTO ALEGRIA, E ESTA ATITUDE, ME REALIZA DE UMA FORMA QUE NÃO CONSIGO EXPLICAR.
ENTÃO, AGRADEÇO A OPORTUNIDADE DE PODER DIVIDIR ISSO COM TODOS QUE CHEGAM ATÉ ESTE ESPAÇO, MINHA CASA, MEU CANTO, QUE SOMENTE EU TENHO A CHAVE DA PORTA DA ENTRADA, E SEMPRE A DEIXO ABERTA.

SOUGHT LONG, KNOW WHAT I WANT AND DO NOT WANT TO KNOW WHAT, KNOW WHAT I LIKE AND DO NOT LIKE TO KNOW WHAT, KNOW WHAT MAKES ME ILL AND KNOW WHAT MAKES ME WELL.

AND NOW DISCOVERED THAT DIVIDE ALL THIS, GIVE ME JOY, AND SO ME IN A WAY THAT MAKES

COULD NOT EXPLAIN.

SO THANK THE OPPORTUNITY TO SHARE ALL THIS POWER TO ALL THAT COMES UP

THIS SPACE

געזוכט לאַנג, וויסן וואָס איך ווילן און טאָן נישט וועלן צו וויסן וואָס, וויסן וואָס איך ווי און טאָן ניט ווי צו וויסן וואָס, וויסן וואָס מאכט מיר קראַנק און וויסן וואָס מאכט מיר געזונט.

און איצט דיסקאַווערד אַז טיילן אַלע דעם, געבן מיר פרייד, און אַזוי מיר אין אַ וועג אַז מאכט קען ניט דערקלערן.

אַזוי אַ דאַנק די געלעגנהייט צו טיילן אַלע דעם מאַכט צו אַלע אַז קומט צו דעם פּלאַץ.

Thursday, September 18, 2014

A CURA PELA PALAVRA OU PELA PALAVRA QUE CURA - STOER

A CURA PELA PALAVRA OU A PALAVRA QUE CURA

“Tu me mostras o caminho que leva à vida. A Tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre.” (Salmo 16:11)

- Muita gente sofre com os males que atingem o homem moderno. A depressão já é considerada uma epidemia, e se apresenta como um fantasma cuja presença indesejada obscurece a mente humana ou, pior, torna-se uma prisão cujos muros, embora visíveis, são praticamente intransponíveis. O medo que adoece nossas emoções, nos leva à preocupação exagerada, desperta pensamentos de tensão. A ansiedade, a angústia, os traumas, a insegurança, a rejeição, a insatisfação.

- Como enfrentar tantas e tão grandes demandas em nossa existência? Como suportar essas pressões internas, que nos fazem adoecer o corpo e a alma; que se exteriorizam e são traduzidas na forma como vemos o mundo ao nosso redor, o outro com o qual nos relacionamos ou de quem nos afastamos?

- Creio que esse processo passa por uma necessária cura interior. Mas como experimentá-la?

-          Se olharmos para a Psicanálise, através de seu principal expoente – Sigmund Freud (1856-1939), encontraremos a crença da “cura pela palavra”. Ele afirmou: “sofremos de reminiscências que se curam lembrando”. Para ele, a palavra aos poucos se apresenta como uma chave precisa que profere acesso aos portões da alma. Compreender a palavra é uma arte.


- Assim, a terapia se apresenta como uma forma de comunicação entre o EU e o OUTRO, mas não só isso, e mais importante ainda, como um instrumento de interlocução entre o nosso “eu externo” (Ego) e o nosso “eu interior”.

- Muitos tem buscado e encontrado ajuda nas terapias. Outros tem adoecido nessa própria busca. Um crítico literário, ensaísta e romancista americano (Daphne Merkin) num artigo recente publicado na revista “Times Magazine” conta sua trajetória de 45 anos de análise dizendo: “Minha fé inabalável na possibilidade de auto-transformação me impeliu de um terapeuta a outro, eternamente à procura de algo que parecia fora de meu alcance”.

- Gostaria de pensar numa trajetória de nossas buscas em duas dimensões: a cura pela palavra e a palavra que cura.

- Assim sendo, sugiro desenvolvermos três posturas:


I – FALE CONSIGO MESMO

- Muitas vezes a ansiedade toma conta do nosso coração e nos abate, por deixarmos nos envolver pelo medo, pela insegurança, pela angústia. E, muitas vezes, essa perspectiva traduz uma pré-ocupação com fatos que além de não estarem presentes e serem apenas possibilidades, na maioria das vezes sequer irão se tornar fatos concretos.

- Some-se ainda que, nesses momentos de estresse, nossa visão parece ofuscada quanto a princípios, valores e fundamentos que inclusive cremos como verdade, mas que não conseguimos transformar em atitudes e força para reagirmos diante de nossas demandas.

- Isso me remete a uma atitude do salmista bíblico (Sl 42) quando diante de várias emoções em conflito, misturando-se a tristeza e a alegria, o medo e a fé, a dúvida e a devoção a Deus, estabelece um diálogo do seu “eu externo” com o seu “eu interior” traduzindo isso numa repetida indagação: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro e mim?” (Vs 5 e 11).

- Alimente sua alma de sonhos; encha-a de esperança, pois isso é curador e transformador. Salomão escreveu: “A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo realizado enche o coração de vida.” (Pv 13:12).


II – FALE COM O OUTRO

Através da palavra podemos afetar o outro e sermos afetados pelo outro. Transforme isso numa possibilidade positiva de crescimento.

Estabeleça momentos de conexão, no qual a humildade e o amor possam ser exercitados, suscitando esperança no outro ou através do outro.

Relatórios do governo americano dão conta de que a disposição de ouvir (através de um contato telefônico atendidos por um terapeuta ou conselheiro) veteranos de guerra impediu a morte de cerca de 10 mil desses veteranos, apenas entre 2007 e 2010.

Busque também desenvolver amizades sinceras e saudáveis, através de relacionamentos que o permitam falar, pois, um amigo é uma pessoa com a qual eu posso ser sincero e honesto, diante do qual posso pensar em voz alta. Aristóteles (filósofo grego do séc IV) dizia:"Amigos verdadeiros são um refúgio seguro".   

Fale com o outro, mesmo que o momento seja de angústia, aflição, tensão, dúvida ou medo. Compartilhe sua dor. Busque ajuda. 

“Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.” (Pv 17:17)


III – FALE PARA O ALTO

- Uma das mais ricas experiências que tenho vivido ao longo de minha história é a possibilidade de falar com Deus e de ouvi-lo falar comigo. Nisso tenho encontrado as duas dimensões que dão origem a nossa reflexão de hoje.

- Uma delas me permite conhecer a “cura pela palavra”, pois posso falar a Ele das minhas dores, lutas, medos, angústias, ansiedades. Posso expor-lhe minha insatisfação; compartilhar minhas decepções. Até as minhas queixas Ele ouve com uma atitude curadora e amorosa.

- E quando lhe exponho todos esses sentimentos, de uma forma que sequer posso compreender, sou compelido a uma atitude de devoção e gratidão para com seu amor constrangedor que me enche de esperança e fé.

- Na outra dimensão: a “palavra que cura” descubro a cada palavra proferida por Deus, uma fonte inesgotável de vida.

- Encontro discrição, intimidade e privacidade: “Tu me esconderás no secreto da Tua presença” (Sl 31:20)

- Encontro direção e renovo à minha alma às vezes confusa e cansada: “Tu me mostras o caminho que leva à vida. A Tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre”. (Sl 16:11)

- Encontro, enfim, a cura que tanto desejo: “Enviou-me a sua palavra e me sarou...”. (Sl 107:20).

- Exercite esses princípios. Você fará descobertas preciosas e ricas para e em sua caminhada de vida.


Um grande abraço, 

do amigo,

Fábio Luís Stoer

2 comments:

Anonymous said...

You're so cool! I don't suppose I've read a single thing like that before.
So good to find somebody with some unique thoughts on this
topic. Really.. thank you for starting this up.
This site is one thing that's needed on the internet, someone with some originality!

Anonymous said...

You're so cool! I don't suppose I've read a single
thing like that before. So good to find somebody with some unique thoughts on this topic.
Really.. thank you for starting this up. This site is one thing that's needed on the internet,
someone with some originality!